domingo, 18 de abril de 2010

Quando só os olhos falam

Benjamín e Irene: amor de uma vida, sem um único beijo. Só os olhos falavam.

Acabei de assistir o estupendo O Segredo dos seus Olhos (El Secreto de sus ojos, 2009), filme argentino ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro. Não vou fazer aqui uma crítica ao filme. Pra isso tem o link.
Digo apenas que foi mais que merecedor do prêmio e que o cinema brasileiro continua sendo uma vergonha diante do talento dos vizinhos.
Eu quero falar mesmo é da importância do olhar. A história trata disso, dos olhares que envolvem todo o drama do amor que não se verbaliza e do suspense que não se revela.
Os olhos traem toda e qualquer atitude humana e tem canal direto com a alma. Desconheço alguém absolutamente perfeito na arte de enganar com os olhos. Todos os gestos, todos os trejeitos, todo o verbo podem contar mentiras a si próprio e aos outros. Mas os olhos, nunca.
Eles derrubam a voz, desdenham a consciência, subvertem os atos. Por isso é tão complicado olhar "dentro" dos olhos de alguém. Temos medo de sermos descobertos em segredos que nem conhecíamos em nós mesmos. Ou de descobrirmos segredos alheios. 
Saber olhar é um exercício do viver. Porque há sentido no modo como se fixa ou se move os olhos e uma expectativa da forma como se é interpretado. Se há correspondência, negação, crítica, aceitação, cumplicidade. No fundo, tudo isto importa.
Tenho três blogs e, em cada um deles, tenho olhares distintos. Estes olhos da foto aí em cima são os meus. Olhos sobre tudo, abertos, mas de lado. Olhar de observação, antes do discurso. Em outro blog, mais pessoal ainda, o olhar é para baixo, em direção ao chão.  Porque lá falo de coisas que ferem, que nem sempre quero ver ou quero que me vejam quando as sinto. E no terceiro blog a foto do perfil mostra um olhar descolado, também pro lado, menos íntimo, alegre. Não pensei exatamente com esta lógica quando defini as fotos. Mas certamente eu quis assim. 
O filme disse muito mais do que isto, certamente. Mas isto foi o que vi, pra onde olhei. E cinema é assim mesmo: fica o que mais nos impressiona.

3 comentários:

  1. A forma como "olhaste" para esse filme me fez já aguardar com ansiedade para o ver também pelo meu lado de crítico e viciado em cinema. de facto não tenho visto grande coisa nos últimos 2/3 anos do cinema do teu país. Do meu então... é mais vergonhoso ainda mas enfim... lá vão aparecendo uns teimosos q vão fazendo alguma coisa mas q ainda não dá p chamar de cinema.
    Quanto ao motivo do texto, sou apaixonado também pelo olhar. Falo muito com o olhar. Paquero, vejo e entre outras coisas repreendo meus filhos apenas com... o olhar. Parabéns pela observação visual "ao olhar" e prometo "olhar" mais vezes e desfolhar todo este teu blog e esprar fazer parte desse teu mundo de amigos (ainda q virtuais). Por isso, considere-se amiga desde já de um angolano de gema.

    ResponderExcluir
  2. Edson, querido amigo e cúmplice de palavras...
    ...já está no meu blogroll e vamos sim, nos "olhando" quando em vez, trocando percepções intercontinentais. Tão longe e tão próximas!

    ResponderExcluir
  3. Os olhos são a parte secreta e ao mesmo tempo exposta de nosso ser.
    Pois com os olhos cumprimentamos ou rejeitamos; convidamos ou expulsamos; amamos ou odiamos...
    Tem filmes que roubam nossas palavras. E o "O Segredo dos Teus Olhos" tem essa capacidade de nos fazer perder o vocabulário para simplesmente olharmos.
    Enfim, uma beleza que se aprecia com o olhar.
    Gostei do blog. Parabéns!

    ResponderExcluir